TERCEIRIZAÇÃO, ADOECIMENTO E ACIDENTES DE TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL DA GRANDE VITÓRIA/ES
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1676-4439.2020v19n02.41299Resumo
Resumo
Este artigo visa analisar o vínculo existente entre a terceirização e a elevada acidentalidade no trabalho, causadora de mortes e mutilações de trabalhadores terceirizados no setor da construção civil da Grande Vitória no Espírito Santo. Como procedimento metodológico, utilizou-se pesquisa empírica e documental. Como resultado, constatou-se a existência de risco de morte por acidentes entre a força de trabalho terceirizada da construção civil no subsetor de edificações na Grande Vitória/ES.
Palavras-chave: Terceirização. Acidentes. Adoecimento. Construção Civil
Abstract
This paper aims to analyze the link between outsourcing and high accident rates at work causing deaths and mutilations of outsourced workforce in the construction sector of Greater Vitória in state of Espírito Santo. As methodological procedure was used empirical research, and documentary. As a result, it was found that there is increased risk of death due to accidents between the outsourced workforce of the civil construction in the sub-sector of buildings in Greater Vitória/ES.
Keywords: Outsourcing. Accidents. Illness. Civil Construction
Downloads
Métricas
Referências
Referências
ALVES, Giovanni. Dimensões da precarização do trabalho: ensaios de Sociologia do Trabalho. Bauru: Canal 6 Editora, 2013
ANTUNES, Ricardo.; DRUCK, Graça. A epidemia da terceirização. In: ANTUNES, Ricardo (Org.). Riqueza e miséria do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2014. V. III, p. 13-24
BRASIL. Ministério da Previdência Social. Texto Explicativo Seção IV Acidentes de Trabalho. Brasília, 2006.
_______. Ministério da Previdência Social. Anuários Estatísticos de Acidentes de Trabalho. Brasília, 2013.
COUTINHO, Grijalbo Fernades. Terceirização máquina de moer gente trabalhadora: a inexorável relação entre a nova marchandage e a degradação laboral, as mortes e mutilações no trabalho. São Paulo: LTr Editora, 2015.
DAL ROSSO, Sadi. Mais trabalho! A intensificação do labor na sociedade contemporânea. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.
DEJOURS, Christophe. A banalização da injustiça social. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2011.
DIEESE. O Processo de Terceirização e seus Efeitos sobre os Trabalhadores no Brasil. Relatório Técnico. 2013. Disponível em: Acesso em: 13 mai. 2018.
DRUCK, Graça. Trabalho, precarização e resistências. Caderno CRH, Salvador, UFBA, v. 24, 2011.
DRUCK, Graça.; FRANCO, Tânia. A perda da razão social do trabalho: terceirização e precarização. São Paulo: Boitempo, 2007.
FILGUEIRAS, Vitor Araújo. Terceirização e acidentes de trabalho na construção civil. In: FILGUEIRAS, Vitor Araújo (Org.). Saúde e segurança do trabalho na construção civil brasileira. Aracaju: Ministério Público do Trabalho, 2015. p. 61-86.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1996.
MESZÁROS, István. A Crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2011.
RODIGUES, Patrícia Ferreira; ALVARO, Alex.L.Teixeira; RONDINA, Regina. Sofrimento no Trabalho na visão de Dejours. Revista Científica Eletrônica de Psicologia. Ano IV, n.7, p. 1-8, nov. 2006.
SANTOS FILHO, Bertolino Bernardes dos. Trabalho e Saúde: a lombalgia em pedreiros de uma empresa da construção civil na Grande Vitória/ES. 2011. 81 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Vitória, 2011. (Dissertação de Mestrado inédita)
SILVA, Maria Cristina V. de Cristo. Condições de Trabalho e Clima de Segurança dos Operários da Construção de Edificações. 2013b. 98 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. (Dissertação de Mestrado inédita)
SOUZA, Renata Silva. A terceirização do trabalho no setor da construção civil na Grande Vitória/ES. 2017. 150 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Programa de Pós-Graduação em Política Social, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017. (Dissertação de Mestrado inédita)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Atribuição dos artigos é não comercial (sem derivações 4.0, isto é, Creative Commons) e o acesso é livre e gratuito para download e leitura.
Não há taxa para submissão, avaliação e publicação de artigos.
Copyright
1) Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.
2) Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional.
3) Os artigos são submetidos a pareceristas "ad hoc", após prévia avaliação da Comissão Editorial, os quais podem aceitar, recusar ou reapresentar o original ao autor com sugestões para alterações. Os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, bem como os nomes dos autores.
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Patrocinador
A publicação recebe financiamento da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.