A CARTA COMO PRESENÇA: DA ARTISTA E DA GALERISTA THE LETTER AS EPISTOLARY EXCHANGE: FROM THE ARTIST TO THE GALLERIST
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.2018v23n1.43373Resumo
RESUMO: Este artigo analisa duas cartas escritas na década de 70 do século XX da artista Fayga Ostrower para a Coordenadora da Galeria de Arte e Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo-GAP/UFES, Jerusa Margarida Gueiros Samu. Utiliza como referencial teórico-metodológico a teoria semiótica desenvolvida por A. J. Greimas e tem como objetivo apreender os sentidos do texto, num percurso que vai do formal ao afetuoso e a tornar explícitos os mecanismos implícitos de estruturação dos textos. As cartas como ato de presença reconstroem a história da artista e de sua relação com a Galeria da UFES. O texto estrutura-se em três partes: na primeira, contextualiza as cartas e discute a prática epistolar; na segunda, analisa as cartas, tendo como metodologia o percurso gerativo de sentido e na terceira, realiza um estudo comparativo entre as duas cartas analisadas. Entendendo a prática epistolar como uma prática dialógica, o trabalho conclui que o simulacro do sujeito inscrito no texto demonstrou a possibilidade da conjunção trabalho-prazer-satisfação. Demonstra, ainda, a partir do percurso do actante-sujeito e dos papéis temáticos aí investidos, a possibilidade de apreensão de novas possibilidades para as relações interpessoais que se dão no ambiente de trabalho e da maneira como deveríamos cultivá-las.
Palavras-chave: carta como documento; semiótica; arte
ABSTRACT: This article analyzes two letters written in the 70's of the 20th century by the artist Fayga Ostrower for the Coordinator of the Art Gallery of Federal University of Espírito Santo, Jerusa Margarida Gueiros Samu. It uses as theoretical-methodological reference the semiotic theory developed by A. J. Greimas and collaborators. The research aims to apprehend the meanings of the epistolary text, in a path that goes from the formal to the affectionate, making explicit the implicit mechanisms of structuring the texts. The letters as an act of presence reconstruct the history of the artist and her relationship with the UFES Gallery.
The text is structured in three parts: in the first, it contextualizes the letters and discusses the epistolary practice; in the second, analyzes the letters having as methodology the generative path of meaning and in the third, compares the two letters. Understanding the epistolary practice as a dialogical practice, the paper concludes that the simulacrum of the subject inscribed in the text demonstrated the possibility of the conjunction work-pleasure-satisfaction-friendship. The research also demonstrates, from the course of the subject actant and the thematic roles invested there, the possibility of apprehension of new possibilities for the interpersonal relationships that occur in the work environment and the way we should cultivate them.
Keywords: Letter as document – Semiotics – Art.Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. (Tradução Paulo Bezerra) 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010, p. 78.
BARROS, D.L.P. Teorias do discurso: Fundamentos Semióticos. São Paulo: Atual, 1988.
GREIMAS, A e COURTES, J. Dicionário de semiótica. (Trad. Alceu Dias Lima et al). São Paulo: Contexto, 2008.
GREIMAS, A. J. Maupassant: a semiótica do texto, exercícios práticos. (Trad. Teresinha Oenning Michels, Carmen Lucia Gerlach). Santa Catarina: UFSC, 1993, p. 19.
KATZ, Renina. Renina Katz. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997.
LANDOWSKI, E. O semioticista e seu duplo. In: LANDOWSKI, E; OLIVEIRA, A. C. (Org.). Do inteligível ao sensível: em torno da obra de Algirdas Julien Greimas. São Paulo: Educ, 1995. p. 239-265.
_______.Presenças do outro: ensaios de sociossemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2002.
SCHWARTZMANN, M.N. A carta-Objeto: Uma análise Semiótica da Plástica das Cartas de Sá Carneiro. In: Estudos Semióticos-v8-n-2-p.28-39-novembro.2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.