DAS POÉTICAS DA VOZ ÀS POÉTICAS DO SOM DE LA POÉTIQUE VOCALE À LA POÉTIQUE SONORE
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.2018v23n3.43807Resumo
RESUMO: Este artigo tem como objetivo compreender as relações entre voz e som, bem como suas poéticas correspondentes, a partir de um poema sonoro, Tiálogo. Tenho como principal interesse analisar os estatutos de recepção do poema sonoro, articulando-o ao modo próprio de sua produção de linguagem, sem perder de vista sua contraface significante, a poesia da voz.
Palavras-chave: Poesia sonora. Voz e oralidade. Poéticas contemporâneas.
RÉSUMÉ: Cet article vise à comprendre les relations entre la voix et le son, ainsi que la poétique correspondante, à partir d’un poème sonore, Tiálogo. J'ai pour principal intérêt d'analyser les lois de réception du poème sonore, en les articulant de manière appropriée pour la production du langage, sans perdre de vue son contre-visage significatif, la poésie de la voix.
Mots-clés: Poésie sonore. Voix et oralité. Poétique contemporaine.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Milton José de. Imagens e sons: a nova cultura oral. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
BACHELARD, Gaston. A casa. Do porão ao sótão. O sentido da cabana. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
CAVARERO, Adriana. Vozes plurais. Belo Horizonte: UFMG, 2007.
DEBRAY, Régis. Manifestos midiológicos. Petrópolis: Vozes, 1996.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Como criar para si um corpo sem órgão. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
DERRIDA, Jacques. Posições. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A inelutável cisão do ver. O que vemos o que nos olhar. São Paulo: Editora 34, 1998.
ONG, Walter. A descoberta moderna das culturas orais primárias. Oralidade cultura escrita. Campinas: Papirus, 1998.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. As transgressões do primeiro trovador. A modernização dos sentidos. São Paulo: Editora 34, 1998.
HAVELOCK, Eric. A antiga arte da poesia oral. A revolução da escrita na Grécia e suas consequências culturais. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
HAVELOCK, Eric. A disposição mental homérica. Prefácio a Platão. Campinas: Papirus, 1996.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. São Paulo: Cia das Letras, 1993.
ZUMTHOR, Paul. Escritura e nomadismo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.