LEITURA LITERÁRIA: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS NA ATUAÇÃO DE DOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DIANTE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

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DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.2019v24n1.46171

Resumo

RESUMO: Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com professoras de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, das redes estadual e municipal de ensino em Marcelândia-MT, acerca da leitura literária em sala de aula. Ao mesmo tempo, pretendemos discutir os desafios e perspectivas diante das novas tecnologias digitais que se fazem presentes na rotina dos alunos. Dadas as vertiginosas mudanças socioculturais, não há como dissociar a educação e as tecnologias digitais. Elas estão presentes em todos os segmentos sociais, o que exige da escola um reposicionamento no sentido de integrá-las, sob a perspectiva contextualizada no processo de ensino e aprendizagem. Para a coleta de dados utilizamos a técnica de questionário (GIL, 2008), desenvolvida com suporte do aplicativo Google Forms. Tomamos como enfoque teórico a BNCC (2017), as OC (2012), o letramento literário (COSSON, 2012) e o letramento digital (COSCARELLI, 2012). O conjunto de dados da pesquisa aponta que ainda existe a concepção de ensino de literatura limitado à leitura de livros impressos, ou seja, por mais que a escola já disponibilize recursos e tecnologias acessíveis aos estudantes e professores, seu uso não é predominante ou relevante. No entanto, entre a maior parte das colaboradoras da pesquisa, há uma percepção das tecnologias como aliadas da leitura literária, desde que utilizadas de modo consciente e situado ao contexto de aprendizagem.

Palavras-chave: Leitura literária, Atuação docente, Letramento digital.

 

ABSTRACT: This article aims to present the results of a research carried out with teachers of Portuguese Language of Elementary School (6th to 9th grade) and High School, of the state and municipal teaching networks in Marcelândia-MT, about literary reading in the classroom. At the same time, we intend to discuss the challenges and perspectives of the new digital technologies that are present in the routine of students. Given the dizzying sociocultural changes, there is no way to decouple education and digital technologies. They are present in all social segments, which requires a repositioning of the school in the sense of integrating them, from the perspective contextualized in the teaching and learning process. For the data collection, we used the questionnaire technique (GIL, 2008), developed with support of the Google Forms application. We take as a theoretical approach the BNCC (2017), the OC (2012), literary literacy (COSSON, 2012) and digital literacy (COSCARELLI, 2012). The data set of the research indicates that there is still the concept of teaching literature limited to reading printed books, that is, even though the school already provides resources and technologies accessible to students and teachers, their use is not predominant or relevant. However, among most of the research collaborators, there is a perception of technologies as allies of literary reading, since they are used consciously and situated in the context of learning.

Key words:Literary reading, Teaching experience, Digital literacy.

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Biografia do Autor

Patrícia Vertuan, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Mestranda do PROFLETRAS, Mestrado Profissional em Letras, na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus de Sinop.

Saionara Mazzochin Torres, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Mestranda do PROFLETRAS, Mestrado Profissional em Letras, na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus de Sinop.

Albina Pereira de Pinho Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutora em Educação (UFRGS), Professora do PROFLETRAS, na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus de Sinop.

Referências

Referências

COSCARELLI, Carla Viana, RIBEIRO, Ana Elisa (Orgs.) Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3 ed. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2011.

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Outras fontes

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Publicado

2019-11-11