A OBRA CAETÉS DE GRACILIANO RAMOS SOB O OLHAR DA DIALETOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.44v25n1.53327Resumo
Nesta pesquisa analisamos a obra regionalista Caetés (2013) do escritor Graciliano Ramos com o intento de discutir a relação eminentemente estreita entre linguagem regional-popular e Dialetologia. Nesse viés, nosso estudo está fundamentando na teoria dialetológica com enfoque na variação diatópica. Buscamos, assim, corroborar que é por meio do léxico que conseguimos identificar os aspectos geo-sócio-culturais de uma comunidade linguística. Para tal, ancoramos nosso trabalho nos pressupostos teóricos de Biderman (1978), Câmara Júnior (1965), Cardoso (2016), entre outros. Por fim, podemos afirmar que ao analisar o léxico da obra em estudo, através dos pressupostos da Dialetologia, foi possível perceber o quão grandiosa a obra de Graciliano é em regionalismos. Seu estilo literário evidencia a língua falada do povo nordestino, evidencia seus hábitos, costumes, ideologias, bem como, sua cultura.
Downloads
Referências
ARAGÃO, M.S.S. A linguagem regional popular na obra de José Lins do Rego. João
Pessoa-PB: FUNESC, 1990.
ALMEIDA, H. Dicionário popular paraibano. Campina Grande: Grafset, 1984.
BIDERMAN, M.T. Teoria linguística: linguística quantitativa e computacional. Rio de
Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1978.
BECHARA, E. Dicionário escolar da Academia Brasileira de Letras: língua portuguesa
/ Evanildo Bechara (organizador). São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2011.
CABRAL, T. Novo dicionário de termos e expressões populares. Fortaleza: UFC, 1982.
CAMARA JR. Antenor Nascentes e a filosofia brasileira. São Paulo: Vozes, 1965.
CARDOSO, S. A. Dialetologia. IN: MOLLICA, M. C. JUNIOR, C. F. Sociolinguística,
sociolinguísticas: uma introdução. São Paulo: Contexto, 2016.
GERALDI, J. W. Linguagem e Ensino – exercícios de militância e divulgação. Campinas:
ALB/Mercado de Letras, 1996.
RAMOS, G. Caetés [recurso eletrônico] / Graciliano Ramos. 1. ed. Rio de Janeiro:
Record, 2013.
SODRÉ, N. W. Literatura e história no Brasil contemporâneo. 2 ed. Rio de Janeiro:
Graphia, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.