THE CONSTRUCTION OF THE CONCEPT IN THE TECHNICAL-SCIENTIFIC, NO LITERARY AND IN THE SOCIAL NON LITERAY SPEACHES
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.44v25n2.54832Resumo
This work tries to examine some important aspects of the concept, lexical
and terminological levels of the gerative way of coding and decoding of the enunciation.
The study of the structures and its functions of the pattern units in the cognitive and in the
semiotic plans, are of great relevance, in the lexicological semantic and terminological
area. We analyze here in one side the structural and functional complexity in the first level
— archiconcept, metaconcept, metametaconcept, viewing the proposition of a typology
in the concept field; on the other hand, some differences in concept and in method are
examined between concept and definition, as basis to the methodology and configuration
of semantic-conceptual traits of a concept.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.