LEITURA DE TEXTOS
A ORGANIZAÇÃO ESPACIAL
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.45v26n2.59520Resumo
Este artigo tem como objetivo propor sugestões de aplicação da teoria semiótica de linha francesa no ensino de leitura de enunciados verbais, orientando a atenção para elementos concretos do texto, importantes para a construção de seu sentido. Para este trabalho, enfocaremos os recursos de espacialização e aspectualização espacial como importantes procedimentos a observar para uma leitura mais perspicaz dos textos. Apesar de a projeção de espaço não ser essencial para a instauração do enunciado, há alguns gêneros discursivos nos quais esse recurso é especialmente relevante. Após uma revisão teórica, foram feitas sugestões de aplicação, tomando como exemplo um artigo publicado num site de viagens.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.