SÉMIOTIQUE DISCURSIVE ET ENSEIGNEMENT

L'ÉDUCATION COMME UN DÉFI POLITIQUE ET SOCIAL - ENTRETIEN AVEC JACQUES FONTANILLE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.45v26n2.59559

Resumo

Entretien réalisé en avril 2021 avec le sémioticien français Jacques Fontanille sur les voies de la théorie autour de la sémiotique appliquée à l'enseignement.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Helena Oliveira da Silva

Professora Adjunta do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína. Docente do Programa de Pós-graduação em Letras. Doutora em Letras pela UFF (2006). Pesquisa nas áreas da semiótica, análise do discurso e formação de professores.

Naiane Vieira dos Reis, Universidade Federal do Norte do Tocantins; Instituto Federal do Maranhão

Mestre e doutora em Letras pela Universidade Federal do Tocantins. Desenvolve pesquisas em semiótica e literatura, com enfoque em questões de gênero e ensino. 

Gustavo Henrique Rodrigues Castro, UNESP

Doutorando (DR-Fapesp: 2019/27000-7) do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da FCLAr-Unesp/Araraquara e Mestre em Linguística e Língua Portuguesa por essa mesma instituição (MS-Fapesp: 2018/08922-8). Formado em Letras, com habilitação em Língua Francesa, pela FCL-Unesp/Assis.

Matheus Nogueira Schwartzmann, Universidade Estadual Paulista

Docente do Departamento de Estudos Linguísticos, Literários e da Educação, da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Assis, e do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa, da Unesp de Araraquara, do qual é atualmente Vice-coordenador. Atua na área de semiótica discursiva. Tradutor de diversos artigos, é autor de trabalhos sobre discurso, práticas semióticas e formas de vida, como “O retrato da chacina: estratégias de humanização no Caderno Cotidiano” (2019), “A noção de texto e os níveis de pertinência da análise semiótica” (2018), “Reflexões para uma semiótica das culturas: o caso da identidade trans” (2017) e “A noção de gênero em Semiótica” (2012), estes últimos com Jean Cristtus Portela. Organizou obras como Leitura: a circulação de discursos na contemporaneidade (2013) e Semiótica: identidade e diálogos (2012), e foi Editor da Revista do GEL (2016-2020). Foi Coordenador do GT de Semiótica da ANPOLL no biênio 2018-2020, é Secretário da Associação Brasileira de Semiótica – ABES e líder do Grupo de Pesquisa em Semiótica da Unesp (GPS-Unesp).

Downloads

Publicado

2021-08-03