NA CONSTRUÇÃO DE UMA SEMIÓTICA DIDÁTICA

ENTREVISTA COM LUCIA TEIXEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.45v26n2.59780

Resumo

Apresentamos a seguir entrevista realizada com a semioticista Dra. Lucia Teixeira de Siqueira e Oliveira. Lucia é professora titular aposentada da Universidade Federal Fluminense, onde ainda atua no programa de pós-graduação em Letras. Dentre suas muitas realizações, foi Presidente da Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES, 2010-2017) e é autora de valiosos livros e artigos dedicados à semiótica e múltiplos objetos: arte, crítica da arte, textos sincréticos, mídias digitais. Além da produção teórica, organizou livros didáticos a exemplo da coleção Apoema, juntamente com Silvia Maria de Sousa, Karla Faria e Nadja Pattresi, destinados a alunos do ensino fundamental. A entrevista, que se fez a partir de questões enviadas por e-mail em abril de 2021, traz um pouco da história de formação da pesquisadora e reflexões sobre a semiótica e seu campo aplicado, com ênfase na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Helena Oliveira da Silva

Professora Adjunta do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína. Docente do Programa de Pós-graduação em Letras. Doutora em Letras pela UFF (2006). Pesquisa nas áreas da semiótica, análise do discurso e formação de professores.

Lucia Teixeira de Siqueira e Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Docente titular aposentada da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Semiótica e Discurso (SEDI). Desenvolve pesquisas em semiótica discursiva. 

Maria Nazareth de Lima Arrais, Universidade Federal de Campina Grande

Possui Doutorado e Mestrado em Letras pela UFPB. É professora da Unidade Acadêmica de Letras do Centro de Formação de Professores- UFCG, e do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Letras - UFCG. Tem experiência em Análise Linguística, Leitura, Literatura Popular e Psicossemiótica. Coordena o Grupo de Estudos Discurso, Semiótica e Ensino. É membro do Conselho Consultivo da Revista Acta Semiótica et Lingvistica -UFPB, da Humanidades & Inovação - UNITINS, da Informação e Cultura da UFERSA e Editora-assistente da Revista Linguagens & Letramentos - UFCG/CFP.

Downloads

Publicado

2021-08-03