Proposta de leitura literária
Crônica de uma morte anuncia, de Gabriel García Márquez
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.46v27n3.63663Resumo
O Ensino de Leitura praticado na escola tem por objetivo desenvolver no aluno o letramento literário, para que este se aproprie das funções que o texto literário desempenha na vida do leitor. Para o desenvolvimento do letramento literário é necessário ativar várias estratégias de leitura para atingir o objetivo desejado, que é tornar os alunos proficientes em leitura. A escola, para alguns alunos, é o único espaço nos quais eles têm contato com livros, diante disso o professor é o mediador e responsável por estimular essa prática. Pensando nesse público foi desenvolvida uma proposta de leitura literária para uma turma de 3º ano do ensino médio, da escola Ardalião Américo Pires em Barra do Corda/MA. Para fundamentar o trabalho foi utilizado o referencial teórico de Cosson (2006; 2014), Martins (2006), e Vieira (2017). A proposta de leitura foi desenvolvida através de quatro oficinas de duas horas semanais, durante um mês, na forma de uma sequência expandida. Dois capítulos foram selecionados para leitura extraclasse, mediada pelo professor, que definiu algumas possíveis temáticas, para que durante as aulas seguintes houvesse discussões, produções escritas e debates. Dessa forma, a turma foi envolvida a aprimorar o letramento literário.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. São Paulo: Editora 34, 2017.
BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. São Paulo: Cultrix, 2006.
BARTHES, Roland. Fragmentos de um Discurso Amoroso. Tradução Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: Martins Fontes, 2007 (coleção Roland Barthes).
BARTHES, Roland. Aula (1978). São Paulo: Cultrix, 1989.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
GIROTTO, Cyntia; SOUZA, Renata Junqueira (Org.). Literatura e educação infantil: para ler, contar e encantar. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2010.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? São Paulo: Brasiliense, 2006 (Coleção Primeiros Passos) GARCÍA MÁRQUEZ, Gabriel. Crônica de uma morte anunciada. Trad. Remy Gorga Filho. São Paulo: Record, 2006.
PRESSLEY, Michael. Reading instruction that works: the case for balanced teaching. New York: Gilford, 2002
SOUSA, Maria Ester Vieira de. Leitores, suportes, espaços e práticas de leitura da cultura escrita. João Pessoa: Editora da UFPB, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.