SIGNIFICAÇŌES CULTURAIS

TEMATIZAÇÃO E FIGURATIVIZAÇÃO EM VENTOS DO APOCALIPSE, DE PAULINA CHIZIANE

Autores

  • Waldelange Silva dos Santos SEDUC/PE

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.47v28n2.66605

Palavras-chave:

Semiótica das Culturas, Ventos do Apocalipse, Tematização, Figurativização

Resumo

O presente trabalho constitui uma análise temático-figurativo do romance moçambicano Ventos do Apocalipse, de Paulina Chiziane. Partimos da hipótese de que, no texto em voga, a narrativa contística funciona como inscrição da tradição oral moçambicana e, para tanto, a presença de figura e temas se instauram como fortes marcações textuais em narrativas desta natureza. É sabido, ainda, que tais característica inserem a obra Ventos do Apocalipse como liame genealógico transcultural com uma estética plural, cuja representação cultural a perfaz cosmopolita radicando, assim, a escrita de Paulina Chiziane. Desse
modo, este estudo tem como objetivo principal analisar os procedimentos discursivos de tematização e figurativização instaurados no compósito textual. Ancorados nos estudos da Semiótica das Culturas (considerando seus aspectos culturais, interculturais e transculturais), a presente proposta irá verificar as proximidades e distanciamentos culturais da figuras e dos temas, bem como seus modos de representação dentro da obra. A escolha da obra justifica-se, ainda, considerando toda a complexidade estrutural, bem como as relações polissistêmicas culturais na qual deflui a inscrição da narrativa literária enquanto popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BATISTA, Maria de Fátima Barbosa de Mesquita. O Gênero Literário de Expressão Popular. In ARAGÃO, Maria do Socorro Silva de; SANTOS, Neide Medeiros; ANDRADE, Ana Izabel de Souza Leão (Orgs.). Valores Literários de Ontem e de Hoje. João Pessoa: Mídia Gráfica e Editora, 2015. p.p. 245-258.

BATISTA, Maria de Fátima Barbosa de Mesquita.. Os Discursos Etnoliterários: o Fazer Intersubjetivo e a Produção do Saber. Acta Semiótica et Linguística, v.18, nº 2, 2013. p.p. 158-171.

BATISTA, Maria de Fátima Barbosa de Mesquita. Zonas antrópicas de identidade, proximidade e distanciamento culturais em textos populares correntes na região Amazônica In: Acta semiótica et linguística, vol.14, ano 33 n° 1, 2009. p.p. 246 – 257.

BATISTA, Maria de Fátima Barbosa de Mesquita.; RASTIER, François (Orgs.). Semiótica e cultura: dos discursos aos universos construídos. João Pessoa: Editora Universitária, 2015.

CANDIDO, Antônio. Literatura e Sociedade. São Paulo: Publifolha, 2000.

CHIZIANE, Paulina. Ventos do Apocalipse. (1995). Lisboa: Editorial Caminho, 1999.

CHIZIANE, Paulina. Entrevista. In: CHABAL, Patrick. Vozes Moçambicanas. Literatura e Nacionalidade. Lisboa; Veja, 1994, p. 292-301.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2006.

LLOSA, Vargas Mario. Cartas a um jovem escritor. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

MARGARIDO, Alfredo. Estudo sobre Literaturas das Nações Africanas de Língua Portuguesa. Lisboa: A regra do Jogo, 1980.

Downloads

Publicado

2023-07-14