Por narrativas antropológicas do extraordinário: Chamada de trabalhos sobre os efeitos do novo coronavírus 

 

A Áltera Revista de Antropologia do PPGA/UFPB, atenta aos acontecimentos que nos atravessam em meio à pandemia de Covid-19, está organizando uma seção especial em seu próximo número voltada especificamente para narrativas sobre a pandemia. Uma quarentena sentida de formas tão diversas: para alguns impossível, pela necessidade de continuar trabalhando ou de prestar serviços essenciais, com todos os riscos associados, para outros tensionada pelo cotidiano de recolhimento abrupto. Esse cenário extraordinário afeta não somente a rotina de pesquisadoras e pesquisadores que realizam pesquisas de campo com os mais diversos grupos sociais como principalmente expõem situações de profunda desigualdade social e vulnerabilidade acirradas com a pandemia.

 

É neste contexto que abrimos chamada pública para envio de ensaios, relatos etnográficos e reflexões críticas sobre o período da quarentena e seus efeitos a longo prazo para a Antropologia.

 

 O tamanho máximo dos textos é de 5 páginas e devem ser enviados até o dia 31 de maio de 2020 para o endereço eletrônico revistaaltera@gmail.com. Os manuscritos passarão por processo simplificado de avaliação junto aos editores da revista, com previsão de publicação no próximo número da Áltera. Também receberemos contribuições visuais, com o mesmo limite de páginas.