Edital de chamada de trabalhos para dossiê sobre Antropologia da Educação

2023-04-04

A Áltera – Revista de Antropologia do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) torna público este edital de chamada de trabalhos para dossiê sobre Antropologia da Educação.

Propomos, neste dossiê, uma conexão entre a Antropologia e a Educação. Entendemos que a interface entre esses dois campos apresenta inúmeras possibilidades, dentre elas a de desenvolvimento de uma Antropologia da Educação.

A relação entre Antropologia e Educação remonta à origem da disciplina, uma vez que os processos de ensino e aprendizagem são fundamentais para a compreensão de como a cultura é produzida e posta em circulação.

Embora seja verdade que essa relação tenha uma longa história, isso não significa que não haja tensões envolvidas nesse processo, especialmente no que se refere à apropriação da etnografia pela pesquisa educacional.

São muito bem-vindos à submissão trabalhos que desenvolvem uma reflexão antropológica sobre o campo educacional a partir de diferentes perspectivas, incluindo desde debates clássicos como estudos sobre infâncias em creches, pré-escolas, escolas, universidade, assim como novas reflexões que envolvem diagnósticos de crianças e adultos, autoetnografia, grupos minoritários.

Detalhes acerca das condições para submissão, diretrizes para autores e demais orientações estão disponíveis no endereço eletrônico do periódico. Os trabalhos devem ser encaminhados em fluxo contínuo, ao Comitê Editorial da revista, através da mesma página, at´é 31 de maio deste ano

 

Endereço eletrônico do periódico: https://periodicos.ufpb.br/index.php/altera/index

E-mail: revistaaltera@gmail.com

 

Secretária Editorial: Stephanie Sacco

Editoras: Flávia Pires (UFPB) e María Elena Martínez Torres (Ciesas)

 

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En este dossier, proponemos una conexión entre Antropología y Educación. La interfaz entre estos dos campos presenta numerosas posibilidades, entre ellas el desarrollo de una Antropología de la Educación. La relación entre Antropología y Educación se remonta al origen de la disciplina, ya que los procesos de enseñanza y aprendizaje son fundamentales para comprender cómo se produce y se circula la cultura. Si bien es cierto que esta relación tiene una larga historia, eso no significa que no haya tensiones involucradas en este proceso, especialmente en lo que respecta a la apropiación de la etnografía por la investigación educativa. Son muy bienvenidos los trabajos que desarrollen una reflexión antropológica sobre el campo educativo desde diferentes perspectivas, incluyendo desde debates clásicos como estudios en preescolar, escuelas, universidades, así como nuevas reflexiones que involucren diagnósticos de niños y adultos, autoetnografía y grupos minoritarios.

 

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We propose, in this special issue, a connection between Anthropology and Education. The interface between these two fields presents numerous possibilities, including the development of an Anthropology of Education. The relationship between Anthropology and Education dates back to the origin of the discipline, as teaching and learning processes are fundamental to understanding how culture is produced and circulated. Although it is true that this relationship has a long history, it does not mean that there are no tensions involved in this process, especially regarding the appropriation of ethnography by educational research. We welcome submissions that develop an anthropological reflection on the educational field from different perspectives, including classic debates such as studies in preschools, schools, universities, as well as new reflections that involve diagnoses of children and adults, autoethnography, and minority groups.