Sobre violências, vivências e resistências
educação, gênero e currículo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2019v2n9.44059Resumo
Os debates acerca de temas como gênero, sexualidades e identidades dos sujeitos há muito tempo vem sendo negligenciados pelo currículo vigente e formal da escola(SILVA, 1999). Sendo assim, o presente texto apresenta uma oficina temática desenvolvida com estudantes do Ensino de Jovens e Adultos/EJA do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. A oficina ocupou-se da temática relativa à violência de gênero contra mulheres cis, trans e travestis. Este trabalho pretendeu visibilizar a discussão acerca das diversas formas de apagamentos, silenciamentos e violências incutidas sobre as diversas formas de ser mulher, além disso, buscou evidenciar formas de resistências a essas violências.
Downloads
Referências
BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) / Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007. 76 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2191-plano-nacional-pdf&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192. Acesso em dez. 2018.
BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. 10 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016. 287p. ISBN 9788520006115
CORAZZA, Sandra Mara. Planejamento de Ensino como estratégia de política cultural. In: MOREIRA, A. F. (Org.). Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997. Pp. 103-143. ISBN 8530804422
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 26 ed.Rio de Janeiro: Graal, 2008. 295p. ISBN 9788570380746.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso: aula inaugural no Collége de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 23 ed. São Paulo: Loyola, 2013. 74p. ISBN 9788515013593
GAUTHIER, Clermont. Esquizoanálise do currículo. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 143-156, jun./jul. 2002. ISSN 01003143
LOURO, Guacira Lopes. Currículo, gênero e sexualidade – O ''normal'', o ''diferente'' e o ''excêntrico''. In: LOURO, G. L.; FELIPE, J.; GOELLNER, S. V. (Orgs.). Corpo, Gênero e Sexualidade – Um Debate Contemporâneo na Educação. Petrópolis: Vozes, 2013. Pp. 43-53. ISBN 9788532629142
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias de currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 154p. ISBN 9788586583445
UBERTI, Luciane. Experiências didáticas nas licenciaturas. In: CAROLY et al (Org.). Docência e Transgressão: potência singular ao planejar. Porto Alegre: Cirkula, 2018. p. 19-31. ISBN 9788567442891
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).