Sobre violências, vivências e resistências

educação, gênero e currículo

  • Andressa Goulart Caroly Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Thiago Luz Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Os debates acerca de temas como gênero, sexualidades e identidades dos sujeitos há muito tempo vem sendo negligenciados pelo currículo vigente e formal da escola(SILVA, 1999). Sendo assim, o presente texto apresenta uma oficina temática desenvolvida com estudantes do Ensino de Jovens e Adultos/EJA do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. A oficina ocupou-se da temática relativa à violência de gênero contra mulheres cis, trans e travestis. Este trabalho pretendeu visibilizar a discussão acerca das diversas formas de apagamentos, silenciamentos e violências incutidas sobre as diversas formas de ser mulher, além disso, buscou evidenciar formas de resistências a essas violências.

Referências

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Publicado
2020-03-05
Seção
Dossiê Campos de extensão universitária na antropologia brasileira