Pesquisa acadêmica, produção de imagens e extensão universitária
Notas sobre uma experiência realizada no Campus da UFPB – Campina Grande (1977 a 1984)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2019v2n9.44453Resumo
O artigo considera como atividades de extensão universitária todo um conjunto de pesquisas que se desdobraram em produção de filmes documentários e de apresentações teatrais, utilizados em atividades de formação, de mobilização para participação em lutas por acesso e permanência na terra e por melhores
condições de trabalho assalariado. A ideia é refletir sobre uma experiência do Grupo de Estudos e Assessoria Sindical (Geas), que teve lugar na UFPB, Campus Campina Grande, no final da década de 1970 e início dos anos de 1980, enquanto uma modalidade de extensão universitária que pode contribuir para ultrapassar as fronteiras que separam o mundo universitário e a sociedade, marcada pela concentração fundiária e pela superexploração da força de trabalho. Sem o objetivo de oferecer um receituário com definições e caminhos a seguir, o artigo enfatiza a importância da produção de vídeos-documentários como expressão de uma modalidade de trabalho de extensão – pautada no paradigma participativo – que conecta estudiosos da área de ciências humanas e ativistas de sindicatos e movimentos sociais.
Downloads
Referências
ALVES, Francisco: Fatores de Crescimento das Cidades do Sertão da Paraíba, dissertação mestrado defendida no curso de Engenharia da Produção/ COPPE, UFRJ, 1978.
ASSUMPÇÃO, Maria Rita. desenvolvimento do Polo de Comércio de Algodão na Paraíba, dissertação de mestrado defendida no Programa de Engenharia de Sistema e Computação –COPPE/UFRJ, 1979.
CANTALICE, Dulce. “Penetração do Capitalismo no Campo, Um estudo de caso: Alagamar” Cadernos do CEAS, n* 65. Salvador, 1980.
NOVAES, José Roberto. Coopertativismo: Acumulação de Capital e Mudança Social, in Cooperativas Agricolas e Capitalismo no Brasil, org. Maria Rita Loureiro, Editora Cortez, SP,1980.
NOVAES, José Roberto. Margarida Maria Alves, Uma Lider Sindical, Revista da ABRA, Campinas, 1983.
NOVAES, José Roberto. “O Algodão no Sertão Paraibano”, in Cadernos de Mão de Obra Volante, IV Encontro Nacional, Botucatu, SP, 1978.
NOVAES, José Roberto. “Campanha Salarial e Sindicalismo”, Caderno CEDI n* 14, Rio de Janeiro, 11/1985
NOVAES, José Roberto. “Campanha salarial dos Canavieiros no Nordeste: Velhos e Novos Desafios” , Revista Proposta n*42, FASE, Rio de Janeiro, 1989
NOVAES, Regina. De Corpo e Alma. Catolicismo, classe sociais e conflito no Campo. Grafia Editorial Rio de Janeiro 1987.
POTENGY, Gisélia. “Modernização e Cotidiano: memórias campinenses” in Subjetividade e Práticas Institucionais, org. Magda Dormenstein, pg 11 a 21, Vivencia n* 32, Editora UFRN, 2007.
REZENDE, Maria Valéria. “Aurora dos Pazeres” in Vasto Mundo, Editora Beca, São Paulo, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).