A Ummah ficou em casa

Experiências de muçulmanos paraibanos no mês do Ramadan e na festa do Eid Alfitr durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2020v2n10.55846

Resumo

Neste artigo, propomos abordar as implicações da quarentena, causada pela pandemia de covid-19, durante o período do Ramadan e da Festa do Eid Alfitr, entre os muçulmanos da comunidade sunita de João Pessoa, capital da Paraíba. Utilizamos pesquisas bibliográficas e nas redes sociais, além de conversas por mídias digitais para coleta dos relatos com os entrevistados. Os resultados tratam da abordagem antropológica, sobre os efeitos da quarentena para os indivíduos e suas relações sociais, especificamente nas práticas religiosas de muçulmanos no nordeste do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA

Mestre em Antropologia Social e Doutoranda em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba, bolsista CAPES de doutorado, pesquisadora do Grupo GEC – Grupo de Estudos Culturais e do Grupo Religare – Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Religiosidade – CNPq, ambos vinculados ao PPGA-UFPB.

E-mail: vkmotese@gmail.com

Patrícia Goldfarb, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Antropóloga, professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal da Paraíba. É coordenadora do Grupo GEC - Grupo de Estudos Culturais, CNPq, vinculado ao PPGA-UFPB.

E-mail:patriciagoldfarb@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2020-11-07