“A aula tá diferente”

Experiências de adolescentes de uma escola privada no modelo de aulas remotas

Autores

  • Bruna Pimentel Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2020v2n10.55916

Resumo

A pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19) implicou em mudanças na vida cotidiana das relações humanas, inclusive, no âmbito escolar. A suspensão das atividades presenciais nas instituições educacionais e a implementação do ensino remoto na rede básica mobilizou estudantes e professores a embarcarem nessa nova dinâmica de ensino e aprendizagem. Enquanto professora, acompanhei o processo de implementação das aulas remotas em uma instituição de ensino privado no estado da Paraíba. Nesse percurso, com a observação participante at home e aplicação de questionário online através da plataforma Google Forms, busquei compreender a experiências dos alunos no modelo de aulas remotas. Durante a pesquisa as opiniões dos estudantes apontam para um ponto de intersecção; por mais que a experiência atual seja “descomplicada”, as questões como distração e a mobilização de sentimentos como insegurança são acionados com mais facilidade, por isso as aulas presenciais são mais produtivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-11-06