Pesquisa com crianças moçambicanas
ética, construção e relações
Resumo
No âmbito do debate sobre ética na pesquisa com crianças, este artigo busca apresentar uma discussão a partir de experiências de pesquisas realizadas entre os anos de 2014 e 2018 em comunidades localizadas ao sul de Moçambique. Sob uma perspectiva relacional e de criação de vínculos, este artigo objetiva refletir sobre vivências e partilhas, ampliando o debate sobre consentimento, assentimento e participação. A reflexão sobre os processos é apresentada a partir de narrativas e cenas, em que as crianças são chamadas ao cerne do discurso. Por fim, consideram-se as
crianças e suas vozes no momento do fazer pesquisa e na devolutiva, processos essenciais para um percurso que se considera ético e se disponibiliza a olhar a criança como agente participativo e participante.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).