Investigar crianças em movimentos sociais na América Latina
(ou o que aprendemos com elas em nossas pesquisas)
Resumo
O artigo tem o objetivo de refletir sobre os desafios ético-metodológicos nas pesquisas com crianças em movimentos sociais de luta pelo direito à moradia e à terra. Este esforço resulta de duas pesquisas de doutorado no campo dos estudos da infância com os seguintes sujeitos: crianças de uma ocupação urbana em Belo Horizonte (MG); e crianças de um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) no interior do estado de São Paulo. Iniciamos com uma apresentação dos elementos que aproximam ambas as investigações na entrada em campo, situando-as no âmbito das pesquisas com crianças em contextos não institucionalizados na América Latina. Em seguida, apresentamos os diferentes caminhos metodológicos percorridos, diante da dinâmica dos movimentos sociais investigados e das relações estabelecidas entre pesquisadora/pesquisador e sujeitos da pesquisa. Por fim, apontamos algumas questões para uma trajetória crítica dos estudos da infância contemporâneos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).