INTERAÇÕES SINÉRGICAS ENTRE O HIV/AIDS E A COVID-19
A DESCENTRALIZAÇÃO DO CUIDADO EM HIV/AIDS NA ATENÇÃO BÁSICA EM RIO TINTO (PARAÍBA)
Resumo
A partir de dados etnográficos preliminares de uma investigação em curso, discutire- mos neste artigo as sinergias entre a descentralização da atenção em HIV/Aids em Rio Tinto/PB e a pandemia de Covid-19. O material empírico tem evidenciado uma tessitura complexa envolvendo a relação entre a lógica territorial que norteia a Atenção Básica (AB) e o receio dos/as usuários/as quanto à “fofoca” sobre os diagnósticos positivos e suas reverberações na vizinhança, inclusive, por se tratar de uma área marcada pela vulnerabilidade social e individual. Ademais, a centralidade na saúde materno-infan- til tem direcionado os testes rápidos para as gestantes. Essa teia torna-se ainda mais emaranhada quando percebemos que a Covid-19 tem sido o foco das práticas da ges- tão, provocando assim uma desaceleração dos cuidados em HIV/Aids. Essas situações sinérgicas que envolvem a interação entre fenômenos biológicos, simbólicos, sociais e políticos desenham e dão forma à sindemia (SINGER, 1994) entre HIV/Aids e Covid-19.
PALAVRAS-CHAVE:
HIV/Aids. Covid-19. Descentralização. Sindemia.
Foto: Gabriel Cavalcante. Edição: Mónica Franch
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).