ADOECIMENTO MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO BRASIL
ANTES E DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
A piora de problemas relacionados à saúde mental durante a pandemia de Covid-19 já tem sido entendida por alguns autores como uma pandemia paralela. Os danos à saúde mental dos estudantes universitários constituem um grave e antigo problema, mas que não alcançava reconhecimento de grande parte da comunidade acadêmica até pouco tempo. Neste artigo proponho realizar um debate comparativo entre fatores importantes para a saúde mental de estudantes universitários nos períodos anterior e posterior à deflagração da pandemia de Covid-19, a fim de identificar continuidades e novidades desse encontro de pandemias. O argumento parte de uma etnografia sobre a saúde mental de universitários realizada no período anterior à pandemia de Covid-19. Em uma segunda etapa desta análise, de modo a apreender o que vem ocorrendo desde o início da pandemia no Brasil, farei uso de artigos científicos e, pontualmente, de matérias de jornais publicadas durante a pandemia. Ao fim, debato as continuidades e rupturas entre o cenário pré-pandêmico e o atual.
PALAVRAS-CHAVE:
Universidade. Saúde Mental. Pandemia. Sindemia.
Foto: Camila de Oliveira
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).