‘PELA LUZ DOS OLHOS TEUS’:
UMA AUTOETNOGRAFIA PERSPECTIVISTA SOBRE DEFICIÊNCIA E APRENDIZADO DA PERCEPÇÃO
Resumo
Este artigo apresenta alguns resultados dos diálogos que venho realizando entre a antropologia da educação (sobretudo na seara de uma antropologia da aprendizagem) e a antropologia da percepção, com o objetivo de entender como se configura a percepção visual em pessoas com nistagmo e visão monocular. Nesta autoetnografia, reflito a respeito da minha experiência como deficiente visual, analisando a percepção em uma perspectiva ecológica e fenomenológica como um processo educacional do aprendizado situacional de estar no mundo. A análise sobre a deficiência e percepção que pretendo realizar dialoga com a noção de deficiência como modo de vida (Diniz, 2007; Mello, 2019) e com o perspectivismo de Viveiros de Castro (2018), propondo uma abordagem que investe no entendimento da diferença como modo de vida perspectivado pela deficiência.
PALAVRAS-CHAVE:
Percepção. Autoetnografia. Perspectivismo. Aprendizagem.
IMAGEM: Fotografia dos olhos da autora. Autoria: Ceres Karam Brum (2023).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).