APRENDER O COMUM NO FAZER DA ATIVIDADE:
APRENDER A APRENDER COM OS OUTROS NO COTIDIANO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2024.n17.67453Resumo
Ao longo de um dia escolar, as crianças vivenciam diferentes atividades em sala de aula, que coproduzem aprendizagens no futuro da prática, colocando-as em diferentes enquadramentos relacionais. Em algumas ocasiões, a aprendizagem situa-se no quadro de experiências individuais, noutras desenvolve-se no quadro de enredos que envolvem mais do que duas crianças interagindo na resolução de uma mesma tarefa. Nesta apresentação, centramo-nos na análise de atividades que envolvam mais do que duas crianças na realização de uma mesma tarefa, que embora estejam centradas na aprendizagem de uma determinada tarefa escolar ou situação de ensino, provocam a aprendizagem de todo um quadro de práticas interligadas ao fazer comum.
PALABRAS CLAVE:
Aprendizaje. Prácticas. Actividades. Hacer común.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).