PROCESSOS IDENTITÁRIOS NO ESPELHO DA MODERNIDADE
A GUITARRA NEGRA DE OSCAR ALEMÁN
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2025.n19.70215Resumo
Este artigo trata do tema dos processos de identificação étnico-raciais na modernidade a partir de um caso específico. Trata-se do cantor e guitarrista de jazz argentino Oscar Alemán. Seu período de atuação vai da década de 1920 até o ano de 1980, quando morre na Argentina aos 71 anos. A partir de conceitos advindos da Antropologia foi possível destrinchar ou ao menos lançar uma luz sobre a complexidade do seu caso. A contrapelo de uma perspectiva ingênua amparada em uma concepção essencialista, a qual em uma primeira mirada poderia entender o seu percurso como contraditório, foi possível perceber as coerências sutis que animaram suas escolhas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).






