PROCESSOS IDENTITÁRIOS NO ESPELHO DA MODERNIDADE

A GUITARRA NEGRA DE OSCAR ALEMÁN

Autores

  • Ricardo Moreno de Melo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2025.n19.70215

Resumo

Este artigo trata do tema dos processos de identificação étnico-raciais na modernidade a partir de um caso específico. Trata-se do cantor e guitarrista de jazz argentino Oscar Alemán. Seu período de atuação vai da década de 1920 até o ano de 1980, quando morre na Argentina aos 71 anos. A partir de conceitos advindos da Antropologia foi possível destrinchar ou ao menos lançar uma luz sobre a complexidade do seu caso. A contrapelo de uma perspectiva ingênua amparada em uma concepção essencialista, a qual em uma primeira mirada poderia entender o seu percurso como contraditório, foi possível perceber as coerências sutis que animaram suas escolhas.

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Biografia do Autor

Ricardo Moreno de Melo, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

Doutor em Antropologia, Docente do Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de
Janeiro (IFRJ)

Oscar Alemán (Pinterest image)

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Publicado

2025-06-25