DIREITOS HUMANOS LGBT DESDE A REBELIÃO DE STONEWALL:

DAS LUTAS E RESISTÊNCIAS

Autores

  • Leonardo de Santos Nascimento Universidade Federal da Paraíba
  • Antonio Manoel Elibio Junior UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Fraklin Duarte Kobayashi

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2024.n18.70941

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar historicamente o debate acerca dos Direitos Humanos em relação à comunidade LGBT. Mais especificamente, apresentaremos um breve panorama da trajetória das lutas e do reconhecimento da ONU, de modo a responder o que e quais são os referidos direitos. No entanto, para uma melhor fundamentação da discussão, também situaremos o leitor acerca do que são osDireitos Humanos, contextualizando-os na atualidade para, em seguida, aprofundarmos o tema proposto. Por fim, abordaremos a despatologização da homossexualidade e a sua descriminalização como passos fundamentais para a conquista e manutenção dos direitos humanos.

PALAVRAS-CHAVES: LGBT. Direitos Humanos. Resistências. Rebelião de Stonewall.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Manoel Elibio Junior , UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Pós-Doutor em Ciências Políticas pela UFPE e Doutor em História Social pela UNICAMP. Professor Associado I do Corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da Universidade Federal da Paraíba.

Fraklin Duarte Kobayashi

Mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Paraíba, graduado em Letras com habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Campina Grande, graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba.

Stonewall Inn

Downloads

Publicado

2025-02-17