ESTRELAS E SUAS ÓRBITAS:
FAÍSCAS-APONTAMENTOS SOBRE ALGUMA ANTROPOLOGIA NEGRA
Resumo
O presente ensaio literário-político tem por objetivo lançar pequenas faíscas-apontamentos acerca da produção antropológica negra histórica a partir da obra de Antenor Firmin. Argumenta-se que o apagamento comum dirigido às nossas produções acarreta uma necessidade de estarmos sempre nos repetindo e dizendo o óbvio sem conseguirmos avançar em nossas discussões. Cabe destacar que nem sempre estamos afirmando o óbvio a partir de perspectivas teóricas comuns, o que atesta a voz coletiva de nossas reinvindicações. O material utilizado para construir essa narrativa foi a bibliografia proposta pelo Professor Doutor Messias Basques no projeto “Vozes Negras na Antropologia”. Trata-se de um sobrevoo inicial sobre essas obras e suas contribuições,
mas também de um esboço de proposta de para repensar a Antropologia.
PALAVRAS-CHAVE: Antropologia Negra. Epistemicídio. Pensamento negro. Teoria Antropológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).