UMA ETNOGRAFIA DA RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE CRIANÇAS E MERCADORIAS DA BELEZA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2025.n19.72212Resumo
Este artigo, fruto de uma pesquisa etnográfica em salões de beleza no Distrito Federal, propõe uma reflexão sobre a vida social das mercadorias que compõem a produção do embelezamento – como maquiagens, cosméticos e adornos –, explorando a complexa relação dialética entre crianças de diferentes contextos socioeconômicos e culturais e estes objetos estéticos. O desafio que se coloca é, portanto, pensar não somente o que as crianças fazem com as mercadorias, mas o que essas mercadorias fazem com as crianças, mirando como ambos se constituem. Utilizando recursos como conversas informais e brincadeiras, o estudo destaca-se por privilegiar as perspectivas das crianças diante da presença crescente do mercado de beleza em seu cotidiano e da valorização de padrões estéticos específicos. O artigo é estruturado em três partes: uma visão do mercado de estética no Brasil, uma análise do consumo infantil, e seis narrativas etnográficas que ilustram a interseção entre infância, corpo e indústria da beleza.
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