A AGENTE COMUNITÁRIA DE SAÚDE QUILOMBOLA:

IDENTIDADE E EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO TERRITÓRIO POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Adaíde de Sousa Gomes Universidade Federal do Pará
  • Raíssa Moura de Almeida Universidade Federal do Pará
  • Nadile Juliane Costa de castro Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2025.n19.72501

Resumo

Este ensaio visual é resultado de uma pesquisa realizada no território da comunidade quilombola de São José de Icatu, município de Mocajuba, Estado do Pará. Apresenta a experiência de ações criadas para conduzir interconexão entre universidade e comunidade e teve como objetivo identificar o papel do agente de saúde quilombola na constituição de dinâmicas de educação em saúde que considerem identidade e singularidades das populações tradicionais. Com esse ensaio, apresentamos as potencialidades das articulações entre os serviços de saúde locais para formação em saúde inclusiva e diversa.
PALAVRAS-CHAVE: Quilombola; Agente de Saúde; Território; Educação em Saúde

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadile Juliane Costa de castro, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Universidade Federal do Pará

outora em Ciências: socioambientais (NAEA/UFPA/2019). Mestre em Doenças Tropicais (NMT/UFPA/2010). Graduada em Enfermagem (Escola de Enfermagem Magalhães Barata/UEPA/2007). Pós-graduada em Saúde Publica e metodologia do ensino de artes. Atualmente cursa Educomunicação e Tecnologia (em andamento). Docente da Universidade Federal do Pará, lotada no Instituto de Ciências da Saúde. Está docente da Faculdade de Enfermagem e do Programa de Pós graduação em Enfermagem (PPGENF-UFPA). Tem interesse em Ambiente, Diversidade, formação inclusiva e Saúde de povos indígenas e comunidades tradicionais. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Diversidade, Saúde e Ambiente com e para povos indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia (GEDIVERSA). Coordena os projetos de desenvolvimento tecnológico Amazônidas para fins de implementação da formação para o cuidado de povos indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia. Possui experiência em saúde indígena, IST/AIDS, ensino profissionalizante. Foi bolsista do CNPQ e CAPES via iniciação científica, mestrado e doutorado. É membro associada da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e Membro Associada Pesquisadora do Centro Latino Americano de Estudos em Cultura (CLAEC). Foi Coordenadora do DEAB ABEn pará entre 2018 e 2019. Está colaboradora do Projeto EDUJUS/ICED/UFPA. Está coordenadora desde de 2020 da Diretoria de Comunicação social e Publicações da ABEn seção Pará. Possui experiências interdisciplinares aplicadas na construção de material pedagógico e instrucional. 

Fotos das autoras

Downloads

Publicado

2025-11-13

Como Citar

Gomes, A. de S., Almeida, R. M. de ., & castro, N. J. C. de. (2025). A AGENTE COMUNITÁRIA DE SAÚDE QUILOMBOLA: : IDENTIDADE E EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO TERRITÓRIO POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Áltera Revista De Antropologia, (19), 1–14. https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2025.n19.72501