“ANELKA É DO GALO”: Alexandre Kalil e a produção de ciberacontecimentos no twitter

Autores

  • Thiago Pereira ALBERTO Universidade Federal Fluminense | Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2018v5n1.42048

Palavras-chave:

Jornalismo Esportivo, Alexandre Kalil, Ciberacontecimentos, Twitter.

Resumo

No presente artigo propomos analisar, através da performance midiática do ex-presidente do Clube Atlético Mineiro e atual prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, no Twitter, as potencialidades que as redes sociais possuem na transformação do campo jornalístico contemporâneo. Para operacionalizar a proposta, utiliza-se como método o estudo de caso uma postagem realizada pelo dirigente em seu Twitter, onde ele confirmava a contração de um notório jogador de futebol (o francês Anelka); uma transação que não se concretizou posteriormente. A partir deste acontecimento, adota-se observação e análise de seus posteriores desdobramentos na Internet, onde ancoramos este processo no conceito de ciberacontecimento. Pensamos aqui nas possibilidades que ele nos oferece, no sentido de pensar as novas lógicas de transmissão da informação e em como elas trazem indícios de que a prática noticiosa atual também configura-se amplamente na circulação em rede de diversas narrativas e na participação dos usuários interagentes nesta esfera comunicacional.

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Biografia do Autor

Thiago Pereira ALBERTO, Universidade Federal Fluminense | Brasil

JORNALISTA. Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense. Possui Mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Professor do Centro Universitário Promove. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura pop, música, literatura, cinema e artes visuais.

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Publicado

2018-10-05

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