IMPEACHMENT, EMOÇÕES E CONFLITOS: a emergência da raiva nos comentários da página da revista Veja no Facebook
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2018v5n2.42866Palavras-chave:
Impeachment, Revista Veja, Comentários, Emoções, Revista jornalística.Resumo
Considerando o cenário de crises no Brasil contemporâneo, analisam-se as conversações estabelecidas através dos comentários produzidos em postagem da Veja – um dos periódicos do segmento jornalismo de revista com maior circulação nacional – em sua página no Facebook, a saber, os comentários referentes ao post intitulado “URGENTE: Dilma sofre impeachment e PT sai do governo após 13 anos”, publicado em 31 de agosto de 2016. Para tanto, são utilizados os pressupostos da Etnometodologia e sua abordagem sobre a Análise da Conversa. As reflexões empreendidas demonstram a irrupção de emoções e sentimentos em conflito, haja vista a produção de dissensos que se instauram a partir das conversações, evocando o sentido de disputa acerca do processo de impeachment, de modo que a raiva é evidenciada como a emoção mais recorrente.
Downloads
Referências
AHMED, Sara. The cultural politics of emotion. Edimburgo: Edinburgh University Press, 2014.
BRAGA, José Luiz. Sobre “mediatização” como processo interacional de referência. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 15., 2006, Bauru. Anais... Bauru: COMPÓS, 2006.
BURITY, Joanildo. A onda conservadora na política brasileira traz o fundamentalismo ao poder? In: BORTOLETO, Marco A. C.; PAOLIELLO, Elizabeth. (Orgs.). Conservadorismos, fascismos e fundamentalismos: análises críticas.[No prelo].
COULON, Alan. Etnometodologia. Petrópolis: Vozes, 1995.
COURTINE, Jean-Jacques. A era da ansiedade; discurso, história e emoções. In.: CURCINO, Luzmara; SARGENTINI, Vanice; PIOVEZANI, Carlos. (Orgs.). (In)Subordinações contemporâneas: consensos e resistências nos discursos. São Carlos: EdUFSCAR, 2016.
EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Vol. 1. Uma história dos costumes. Trad. Ruy Jungmann; revisão e apresentação: Renato Janine Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
EMEDIATO, Wander. As emoções da notícia. In: MACHADO, Ida; MENZES, William; MENDES, Emília. (Orgs.). As emoções no discurso. Lucerna, Rio de Janeiro (RJ), 2007.
FAUSTO NETO, Antonio. Fragmentos de uma “analítica” da midiatização. Revista Matrizes. São Paulo: ECA/USP, n 2, abril, 2008, p. 89-105. Disponível em: <http://www.usp.br/matrizes/img/02/Dossie5_fau.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2016.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder.. São Paulo: Graal, 2013.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 8.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013a.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola: 2011.
FREIRE FILHO, João. Correntes da felicidade: emoções, gênero e poder. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 25., 2016, Goiânia. Anais... Goiânia: UFG, 2016.
FREIRE FILHO, João. O circuito comunicacional das emoções: a Internet como arquivo e tribunal da cólera cotidiana. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 38., 2014,Caxambu (MG). Anais... Caxambu: Anpocs, 2014.
FREIRE FILHO, João. A comunicação passional dos fãs: expressões de amor e de ódio nas redes sociais. In: BARBOSA, Marialva; MORAIS, Osvando (Ed.). Comunicação em tempo de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades, p. 127-154. São Paulo: INTERCOM, 2013.
GARFINKEL, Harold. Studies in Ethnomethodology. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1967.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
HOLANDA, Sérgio Buarque. de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2018.
MEDINA, Cremilda. Profissão jornalista: responsabilidade social. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.
MONTEIRO, Leonardo Valente. Os neogolpes e as interrupções de mandatos presidenciais na América Latina: os casos de Honduras, Paraguai e Brasil. Revista de Ciências Sociais. Fortaleza, v.49, n. 1, p. 55-97, mar./jun., 2018.
NATHANSOHN, Graciela. (Org.). Jornalismo de revista em redes digitais. Salvador: EDUFBA, 2013.
NATHANSOHN, Graciela et all. Revistas on-line: do papel às telinhas. In: NATHANSOHN, Graciela. (Org.). Jornalismo de revista em redes digitais. Salvador: EDUFBA, 2013.
NATHANSOHN, Graciela; CUNHA, Rodrigo. O jornalismo de revista na era da mobilidade. In: NATHANSOHN, Graciela. (Org.). Jornalismo de revista em redes digitais. Salvador: EDUFBA, 2013.
REZENDE, Claudia Barcellos; COELHO, Maria Claudia. Antropologia das emoções. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
RODRIGUES, Adriano Duarte. Afinal o que é a mídia? CISECO, Japaratinga (AL), 29 nov. 2015. Disponível em: < http://www.ciseco.org.br/index.php/artigos/279-afinal-o-que-e-a-midia >. Acesso em: 05 abr. 2016.
ROSENWEIN, Barbara H. História das emoções: problemas e métodos. São Paulo: Letra e Voz, 2011.
SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 2011.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2005.
WALTON, Stuart. Uma história das emoções. Rio de Janeiro: Record, 2007.
WATSON, Rod; GASTALDO, Edison. Etnometodologia & Análise da conversa. Petrópolis: Vozes, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.