JORNALISMO E COMUNICAÇÃO COMO ATO DEMOCRÁTICO: o papel da audiência nos processos de apuração e distribuição da informação

Autores

  • Zulmira NÓBREGA Universidade Federal Da Paraíba | Brasil
  • Alline LIMA Mestre pelo do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo do CCTA-UFPB.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2019v6n1.46586

Palavras-chave:

Jornalismo, Comunicação Pública, Audiência Ativa, Redes Sociais, IFPE.

Resumo

Resumo

Este artigo investiga a participação da audiência ativa e crítica na construção e repasse de notícias no âmbito das instituições públicas, com foco no conteúdo produzido pela Assessoria de Comunicação da Reitoria do Instituto Federal de Pernambuco. Foram usados estudos de MATOS (2012), FAUSTO NETO (2016); RECUERO, BASTO E ZAGO (2015); e SHIRKY (2014). A equipe de profissionais envolvida no processo foi entrevistada, explorando o envolvimento do público na produção de conteúdo para as redes. Postagens no Facebook e Instagram foram analisadas para identificar exemplos de colaboração externa. Descobriu-se que a participação do público é tímida, mas ela existe e é incentivada pela instituição. A pesquisa também conclui que o IFPE investe numa comunicação que contribui para a promoção de espaços públicos de debates transparentes, que estimulam a prática da cidadania e fortalecem a democracia.

Palavras-chave

Jornalismo; Comunicação Pública; Audiência Ativa; Redes Sociais; IFPE.

Abstract

This article investigates the participation of active and critical audience in the construction and transfer of news in the scope of public institutions, focusing on the production by Communication Advisory of Instituto Federal de Pernambuco. Studies of MATOS (2012), FAUSTO NETO (2016); RECUERO, BASTO AND ZAGO (2015); and SHIRKY (2014) were used. The team of professionals involved in the process was interviewed, exploring the involvement of the public in the production of content for the networks. Posts on Facebook and Instagram were analyzed to identify examples of external collaboration. It has been found that public participation is timid, but it exists and is encouraged by the institution. The research also concludes that IFPE invests in a communication that contributes to the promotion of public spaces of transparent debates that stimulate the practice of citizenship and strengthen democracy.

Keywords

Journalism; Public Communication; Active Audience; Social Networks; IFPE.

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Biografia do Autor

Zulmira NÓBREGA, Universidade Federal Da Paraíba | Brasil

Doutora e Professora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Jornalismo da UFPB.

Alline LIMA, Mestre pelo do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo do CCTA-UFPB.

Mestre pelo do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo do CCTA-UFPB.

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Publicado

2019-07-10

Edição

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