INTERDISCIPLINARIDADE COMO CAMINHO PARA A ABERTURA TEÓRICA DO JORNALISMO - Entrevista com Gislene Silva

Autores

  • Paula de Souza PAES Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Gabriela Cavalcanti Carneiro de ALMEIDA Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2019v6n1.46749

Resumo

Entrevista concedida à Revista Latino-americana de Jornalismo - Âncora, no departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC–,  pela pesquisadora Doutora Gislene Silva. Gislene é JORNALISTA e professora da UFSC. Pós-Doutora em Jornalismo pela Universidade de São Paulo, USP, (2009) e pela Universidad Complutense de Madrid, UCM, Espanha (2016). Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Nossa entrevistada é autora do livro “O sonho da casa no campo: jornalismo e imaginário de leitores urbanos” (Insular, 2009) e integra o corpo editorial de diferentes revistas, como a Estudos em Jornalismo e Mídia (POSJOR/UFSC), a Comunicação, Mídia e Consumo (ESPM) e a Contracampo (UFF). Gislene foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC (2010-2012) e Secretária-Geral da COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (biênio 2013-2015). Suas atividades de pesquisa e docência abarcam principalmente os seguintes temas: crítica de cobertura jornalística, cultura e imaginário na mídia noticiosa, noticiabilidade, teoria do jornalismo. Ela também é líder do Grupo de Pesquisa Crítica de Mídia e Práticas Culturais. A entrevista foi conduzida pela doutoranda da UFSC, Gabriela Cavalcanti Carneiro de Almeida, e pela editora-geral da Revista, Paula de Souza Paes, professora visitante do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba –UFPB.

Palavras-chave | Jornalismo; Teoria do Jornalismo; Interdisciplinaridade; Ciências Sociais; Campo científico do Jornalismo.

Keywords | Journalism; Theory of Journalism; Interdisciplinarity; Social Sciences; Scientific field of Journalism.

Para citar esta entrevista: PAES, Paula de Souza; ALMEIDA, Gabriela Cavalcanti Carneiro de. INTERDISCIPLINARIDADE COMO CAMINHO PARA A ABERTURA TEÓRICA DO JORNALISMO. Entrevista com Gislene Silva. Revista Âncora, v.6, n. 1, 2019, p. 117-132.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-15