IMPRENSA E DITADURA: os valores-notícia nos casos de religiosos acusados de praticar atividades subversivas

Autores

  • Eliane Muniz LACERDA Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Robson DIAS Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Victor Márcio Laus Reis GOMES Universidade Católica de Brasília (UCB)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2020v7n2.48894

Resumo

Texto fruto de pesquisa de mestrado no PPFFAC/UnB, na linha Jornalismo e Sociedade e, posteriormente, tema de encontros sobre os limites das organizações dentro de um cenário de controle e de perseguição à liberdade de expressão, no contexto do Regime Militar: no Grupo de Estudos Avançados de Comunicação Mediática e Organizacional, do mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (PPGSSCOM/UCB). Também guarda relação com o grupo de pesquisa Prêmios, Indicadores e Estratégias em Comunicação (DGP/CNPq), no qual os autores são coordenadores e investigam as circunstâncias que as premiações da CNBB se institucionalizam ao operar valores de cidadania e de direitos humanos no espaço midiático, no espaço jornalístico e no espaço público: Prêmio Margarida de Prata (Cinema), Prêmio Clara de Assis (Telejornalismo), Prêmio Dom Helder Câmara (Impresso), Prêmio Microfone de Prata (Radiojornalismo). Sendo a edição 2016 do Prêmio Dom Helder Câmara fruto dessas reuniões do grupo, na UCB, por ocasião dos trabalhos do grupo assumir o júri da premiação, nesta oportunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Muniz LACERDA, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Jornalista, mestre e doutoranda em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Docente no curso de Comunicação na Universidade Católica de Brasília (UCB) e assessora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). É também a primeira leiga, pessoa não religiosa da hierarquia episcopal, a ser assessora da entidade. Vice-líder do grupo supracitado. 

Robson DIAS, Universidade Católica de Brasília (UCB)

 

Jornalista, mestre e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do PPGCOM/UCB, linha Estratégia e Gestão Comunicacional. E também do PPGE/UCB, linha Política, Gestão e Avaliação da Educação.

Victor Márcio Laus Reis GOMES, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Publicitário, mestre em Administração e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do PPGSSCOM/UCB, linha Processos Comunicacionais nas Organizações. Líder do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos Comunicacionais da Estratégia (ESTCOM). Líder do projeto de pesquisa O noticiário de negócios e os discursos sobre a estratégia em grandes empresas privadas do Distrito Federal - FAPDF - 193.001.037/2015 - Projeto Externo

http://lattes.cnpq.br/2233341168995716

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0834727217712265

Downloads

Publicado

2020-09-16

Edição

Seção

Pauta Livre | Free Theme Journalism | Temas Libres en el Periodismo | Thème Libre sur le Journalisme