47 ANOS DE FEIRA DO SOM E A RECONFIGURAÇÃO DA NARRATIVA MUSICAL: produção de sentidos na Rádio Cultura Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2020v7n1.51277

Resumo

A tessitura deste artigo parte da cenarização da linguagem radiofônica na ressignificação dos sentidos, memória e experiência social, tendo como corpus de análise o programa Feira do Som da Rádio Cultura. Indagamos sobre como um programa, configurado entre jornalismo musical e cultural, se mantém no ar por 47 anos, com o mesmo modelo e formato, construindo sentidos para o público. Partimos da “conversão semiótica” (LOUREIRO, 2017) e da síntese do heterogêneo na narrativa (RICOEUR, 2010) para concluir que o programa compartilha sentidos que possuem os mesmos referenciais simbólicos, refletidos na linguagem, que partilha com os ouvintes os mesmos signos.

Palavras-chave

Programa Feira do Som; Conversão semiótica; História do rádio; Rádio Cultura; Narrativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jússia Carvalho da Silva VENTURA, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutoranda do Curso de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, da Universidade Federal do Pará, Mestra em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação, Cultura e Amazônia  da  Universidade  Federal  do  Pará (UFPA). Integrante do grupo de pesquisa Interações e Tecnologias na Amazônia (ITA) e do grupo de pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade (CONSIA).

Lídia Karolina de Sousa RODARTE, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutoranda do Curso de Pós-Graduação,  Cultura  e  Amazônia  da  Universidade  Federal  do  Pará (UFPA). Integrante do Grupo de Pesquisa Narrativas Contemporâneas na Amazônia Paraense (NARRAMAZÔNIA).

Alda Cristina Silva da COSTA, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Ciências Sociais (UFPA/PA). Professora da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM/UFPA). Coordena o Projeto  de  Pesquisa Mídia  e  Violência:  narrativas  midiáticas  na  Amazônia  Paraense  (UFPA/CNPq)  e  o  Grupo  de  Pesquisa Narrativas Contemporâneas na Amazônia Paraense (NARRAMAZÔNIA).

Downloads

Publicado

2020-07-09

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique