A A VOZ DO BRASIL FAZ 85 ANOS : análise do programa de rádio mais antigo do país a partir da noção de Comunicação Pública

Autores

  • Alessandra BASTOS Universidade Católica de Brasília
  • Florence Marie DRAVET Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2020v7n1.51282

Resumo

A Voz do Brasil é o noticiário de rádio mais antigo do hemisfério Sul e atinge todo o território nacional. Estatal e de difusão obrigatória, está no ar desde 1935. Com o crescimento da internet e, consequentemente, da capacidade de acesso à informação, a existência do programa passou a ser questionada. Este trabalho objetiva mostrar que A Voz do Brasil continua sendo necessária para cumprir o quesito constitucional que obriga o governo a dar transparência e publicidade às ações e dá direito a toda população de ser informada sobre estas. A pesquisa resume-se à análise da parte do noticiário dedicada ao poder Executivo, produzida pela Empresa Brasil de comunicação (EBC). A metodologia utilizada é a pesquisa exploratória por levantamento bibliográfico com foco na noção de Comunicação Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra BASTOS, Universidade Católica de Brasília

JORNALISTA (UniCEUB), mestranda em Inovação em Comunicação e Economia Criativa no PPGCOM/UCB, linha Gestão e Estratégia Comunicacional. Membro do Grupo de Pesquisa em Inovação, Empreendedorismo e Comunicação. Especialista em Recursos Humanos (ESAD), Marketing (ESAD) e História, sociedade e cidadania (UniCEUB).

Florence Marie DRAVET, Universidade Católica de Brasília

            Florence Dravet é professora de Estética na Universidade Católica de Brasília. É doutora em Didactologia das Línguas e Culturas, com tese em Comunicação Intercultural, na Universidade de Paris III - Sorbonne-Nouvelle (2002). Fez pós-doutorado em Comunicação, pela Universidade de Brasília,(2011).

            Desde 2014, é coordenadora do Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília. É professora pesquisadora do Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília. Membro do corpo editorial da revista Esferas e da revista Comunicologia. Orienta pesquisas de graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado. Estuda os fenômenos da sensibilidade, do imaginário, do feminino, do corpo e do poético, as tradições afrobrasileiras, a transdisciplinaridade e a complexidade.

            Coordena o grupo de pesquisa Travessia - Transdiciplinaridade e Criatividade do DGP/CNPq. É co-organizadora dos livros "Sob o céu da cultura" (Brasília, Thesaurus, Casa das Musas, 2008) e "Saberes da comunicação" (Brasília, Casa das Musas, 2010). É autora dos livros: "Crítica da razão metafórica - mito, magia e poesia na cultura contemporânea" (Brasília, Casa das Musas, 2014) e "Comunicação e Poesia" (Brasília, UnB, 2014).

Downloads

Publicado

2020-07-07

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique