DO TRANSISTOR AO CELULAR: anotações históricas sobre transformações da reportagem radiofônica a partir de tecnologias

Autores

  • Valci Regina Mousquer ZUCULOTO Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Arnaldo ZIMMERMANN Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2020v7n1.51297

Resumo

O artigo (re)visita a trajetória do rádio no Brasil com foco em tecnologias que oportunizaram ao meio explorar suas características de mobilidade, imediatismo, instantaneidade e ubiquidade na produção de reportagens. Reflete-se, em perspectiva de (re)construção histórica, o percurso desde a chegada do transistor na década de 1950 até a consolidação do celular no país, inovações que permitiram ao rádio protagonizar a cobertura jornalística através da reportagem. Na trajetória da reportagem radiofônica e sua relação com as inovações técnicas e tecnológicas busca-se bases para entender a presente reconfiguração do radiojornalismo. É pesquisa exploratória, recorrendo-se à análise documental e revisão bibliográfica, com subsídios da história.

Palavras-chave

Radiojornalismo; Reportagem Radiofônica; História do Rádio; Tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valci Regina Mousquer ZUCULOTO, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora do Curso de graduação e Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Comunicação (PUCRS). Pós-Doutora (ECO-UFRJ), Coordenadora da Rede de Pesquisa em Radiojornalismo( RadioJor/SBPJor) e da Rádio Ponto UFSC. Diretora Científica da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR). Líder do Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio (Girafa), certificado no CNPq. Contato: valzuculoto@hotmail.com

Arnaldo ZIMMERMANN, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, PPGJOR/UFSC. Mestre em Jornalismo (UFSC). Especialista em Publicidade e Propaganda (FURB). Graduado em Jornalismo (UNISOCIESC). Graduado em Letras (FURB). Integrante do Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio (Girafa) do PPGJOR/UFSC. Contato: arnaldozimmermann@gmail.com. Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

2020-07-08

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique