O COMEÇO DO RADIOJORNALISMO NA AMAZÔNIA: o mapeamento das primeiras iniciativas nos estados da região Norte

Autores

  • Abinoan SANTIAGO Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Paula Melani ROCHA Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2020v7n1.51321

Resumo

Se no Brasil o marco inicial do rádio é datado de 1922, na Amazônia demorou cinco anos para que seus habitantes pudessem ouvir pela primeira vez as ondas radiofônicas. Do primeiro ao último dos sete estados da região Norte a ter radiojornalismo, existe o lapso temporal de 42 anos. Cada unidade da federação tem sua peculiaridade sobre o início do rádio em seus territórios, porém, percebe-se que em sua maioria, a mão do estado/política local está presente. Este artigo é resultante de pesquisa de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e se ancora no jornalismo regional e história positiva. A coleta se deu por meio de pesquisa documental e história oral, e mostrou semelhanças e diferenças entre os estados sobre o início do rádio em cada um deles.

Palavras-chave

Radiojornalismo; Jornalismo; História do Jornalismo; Amazônia; Região Norte.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abinoan SANTIAGO, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Jornalismo pela UEPG e bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Paula Melani ROCHA, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR)

Professora do Programa de Pós Graduação em Jornalismo e da Graduação em Jornalismo da UEPG. Bolsista produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico - Fundação Araucária (Convênio 049/2019).

Downloads

Publicado

2020-07-07

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique