AS CARACTERÍSTICAS DO OUVINTE DE RÁDIO NO BRASIL NA PERSPECTIVA DAS PESQUISAS RADIOFÔNICAS

Autores

  • Bruno Anderson Ferreira BALACÓ Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Edgard PATRÍCIO Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2020v7n1.52376

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar as características do ouvinte de rádio, no momento em que o veículo tem recém completado 100 anos de atuação no Brasil. Utilizamos como parâmetro uma revisão de literatura histórica sobre as pesquisas acadêmicas que versam sobre o papel da audiência radiofônica no País, nas quais foram esboçados conceitos como os de ouvinte internauta (LOPEZ, 2010), ouvinte fiel (PRATA, 2002) e ouvinte expandido (FERRAZ, 2019). Em formato de estado da arte, o levantamento mapeou um total de 25 tipologias de ouvintes. A partir dessa coleta de dados, sistematizamos, com base nas técnicas de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004), marcadores que sintetizam cada um desses perfis. Chegamos a 17 traços característicos, que compõem o resultado final desta pesquisa.

Palavras-chave

rádio; radiojornalismo; ouvinte; audiência; pesquisas radiofônicas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Anderson Ferreira BALACÓ, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestrando em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM-UFC), bacharel em jornalismo pela Unifor e especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Estácio. Membro do Grupo de Pesquisa Práxisjor – Práxis no Jornalismo (UFC). 

Edgard PATRÍCIO, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), bacharel em jornalismo e mestre em Educação pela UFC. É professor adjunto do curso de jornalismo da UFC, além de professor e coordenador do programa de pós-graduação em Comunicação da mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisa Práxisjor (UFC). 

Downloads

Publicado

2020-07-09

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique