ALTERAÇÕES NO FORMATO DA REPORTAGEM NO PROGRAMA CHAMADA GERAL, DA GAÚCHA, DE PORTO ALEGRE: dos anos 1980 até a contemporaneidade

Autores

  • Léo Saballa JÚNIOR Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Luiz Artur FERRARETTO Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2020v7n1.52511

Resumo

Busca compreender as alterações na forma de apresentação da reportagem radiofônica no programa Chamada Geral, da Gaúcha, de Porto Alegre, na passagem da fase de segmentação para a de convergência. Do ponto de vista histórico, baseia-se na periodização defendida por Ferraretto (maio-ago. 2012). Parte, ainda, das ideias de modo de emissão autentificante, proposta por Jost (2001), e de efeito de real, elaborada por Motta (2013), trabalhando-as em paralelo com a descrição das facetas do comunicador na contemporaneidade (FERRARETTO, 2014a). Como corpus, utiliza edições parciais e integrais de programas das décadas de 1980, 1990, 2000 e 2010. Dessa maneira, identifica a passagem de um modelo de reportagem gravada e montada para outro integralmente ao vivo e mais coloquial.

Palavras-chave: Reportagem; Gaúcha; Chamada Geral; Convergência; Autentificação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Léo Saballa JÚNIOR, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Luiz Artur FERRARETTO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. Responsável pelo Núcleo de Estudos de Rádio, grupo de pesquisa certificado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Contato: luiz.ferraretto@ufrgs.br.

Downloads

Publicado

2020-07-07

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique