RÁDIOS DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL: as histórias narradas nos artigos da Alcar

Autores

  • Izani MUSTAFÁ Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Roseane ARCANJO Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Nayane de BRITO Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2020v7n1.52538

Resumo

Resumo

O artigo exploratório, de caráter descritivo, sistematiza um levantamento das pesquisas sobre as rádios na região Nordeste do Brasil, apresentadas em 12 encontros nacionais e em quatro da Região Nordeste, realizados pela Associação Brasileira de Pesquisadores em História da Mídia (Alcar). Os objetivos foram identificar as produções sobre alguma rádio do Nordeste e compreender as perspectivas teóricas e as abordagens adotadas pelos autores. A análise teórica tem contribuição de Haussen (2004) e Ferrarreto (2012) que apontam a necessidade de reflexão crítica dos estudos sobre o rádio. O mapeamento registrou 79 trabalhos, 62 apresentados nos eventos nacionais e 17 nos regionais.

Palavras-chave

Rádio; Eventos Alcar; Comunicação; Nordeste; Metapesquisa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izani MUSTAFÁ, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professora adjunta da graduação e da Pós-Graduação de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz. Doutora em Comunicação Social (PUCRS), coordena o Grupo de Pesquisa Rádio e Política no Maranhão (RPM), e é integrante e pesquisadora do Grupo Rádio e Mídia Sonora da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e da Rubra – Rede de Rádios Universitárias do Brasil

Roseane ARCANJO, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professora adjunta da graduação e da Pós-Graduação do curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFMA, campus Imperatriz. Doutora em Comunicação Social (PUCRS), é coordenadora do Grupo de Pesquisa Jornalismo, Mídia e Memória (JOIMP).

Nayane de BRITO, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJor/UFSC). Membra do Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio (GIRAFA) e do Grupo de Pesquisa Jornalismo, Mídia e Memória (JOIMP). Bolsista da FAPESC/SC – Brasil.

Downloads

Publicado

2020-07-07

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique