A RELAÇÃO ENTRE JORNALISTAS E DISPOSITIVOS MÓVEIS NAS REDAÇÕES DE PORTAIS ON-LINE EM CURITIBA-PR NO CONTEXTO DA MIDIATIZAÇÃO

Autores

  • Marcio Morrison Kaviski MARCELLINO Unisinos
  • Ana Paula da ROSA Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2020v7n2.53767

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender o funcionamento da relação entre jornalistas e dispositivos móveis, nas redações de portais, em um contexto midiatizado. Como objetivos secundários têm-se: a) identificar se os profissionais de comunicação utilizam algum aplicativo específico na produção e apuração de notícias; b) verificar se há uma relação de poder nesse contexto midiatizado, em que, os polos dominantes na circulação de informação são controlados por agentes acima dos jornalistas, como os donos dos portais ou patrocinadores; c) verificar se há alguma dependência de dispositivos na produção de conteúdos jornalísticos para a internet;. O artigo se norteia pela seguinte pergunta de pesquisa: De que forma jornalistas se adaptaram na relação com dispositivos móveis, como os smartphones, por exemplo, no contexto de uma sociedade em vias de midiatização nos portais on-line? Para responder à questão proposta, como percurso metodológico, o trabalho contou com 15 entrevistas com profissionais de portais on-line de Curitiba. Verificou-se que os jornalistas estão inseridos em um contexto de redação midiatizada, em que, as relações com os dispositivos móveis se tornam simbióticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Morrison Kaviski MARCELLINO, Unisinos

Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Bolsista CAPES modalidade Taxa II, membro do grupo de pesquisa Lacim (Unisinos) e INCOM (UTP). Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Membro dos grupos de Pesquisa LACIM e INCOM.

Ana Paula da ROSA, Unisinos

JORNALISTA. Doutora pela Unisinos. Atualmente é docente e coordenadora do PPG em Ciências da Comunicação - UNISINOS na linha de Pesquisa Midiatização e Processos Sociais.

Downloads

Publicado

2020-09-16

Edição

Seção

Pauta Livre | Free Theme Journalism | Temas Libres en el Periodismo | Thème Libre sur le Journalisme