ENTRE LIKES, HASHTAGS E VIRALIZAÇÕES: como a audiência potente contribui para a construção da notícia no NE1, da TV Globo
AMONG LIKES, HASHTAGS AND VIRALIZATIONS: how the powerful audience contributes to the construction of the news on NE1 news
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2022v9n1.58314Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o envolvimento da audiência potente (MESQUITA, 2014) no processo de construção da notícia, a partir de um estudo do NE1, programa jornalístico líder de audiência no seu horário, veiculado ao meio-dia pela Rede Globo Nordeste. Nosso corpus reúne 165 matérias exibidas no mês de junho de 2019. Realizamos uma análise de conteúdo qualitativa e quantitativa das reportagens, para identificar quais valores-notícias estão presentes nos conteúdos enviados pela audiência que são transformados em notícia no telejornal. O artigo parte do entendimento teórico de que a notícia contribui para a construção social da realidade cotidiana, sendo produzida institucionalmente e observa como se efetiva, contemporaneamente, esse envolvimento da audiência na construção da notícia facilitado pela convergência midiática.
Palavras-chave
Audiência Potente; Jornalismo; Telejornalismo; Notícia; Noticiabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.