A DIMENSÃO DAS PRÁTICAS SOCIAIS DO JORNALISMO MÓVEL: os impactos do uso de smartphones na rotina produtiva dos jornalistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2021v8n1.58651

Resumo

Neste artigo, objetiva-se analisar o jornalismo móvel a partir da dimensão das práticas sociais, observando os impactos causados pelo uso de dispositivos móveis digitais (DMDs) nas rotinas produtivas de duas redações de Natal - RN. Como resultado, identifica-se um conjunto de consequências descritas a partir de quatro categorias de análise: jornalista polivalente, níveis de conteúdo, abertura dos canais informacionais e jornalismo de redação. Como abordagem metodológica, propõe-se a construção de uma cartografia simbólica (SANTOS, 2011). O referencial teórico inclui Silva (2013; 2015; 2016), Satuf (2015), Santos (2011), Jorge, Pereira e Adghirni (2009) e Salaverría e Negredo (2008).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Oliveira de Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda e mestra pelo Programa de pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN). Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela mesma instituição. Pesquisadora do grupo de pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia (PRAGMA-CNPq).

Itamar de Morais Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-doutorado pelo CES - Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra (2014-2015), pela Linha de Pesquisa: Pós-colonialismo e cidadania global. Doutorado (2005) e Mestrado (2003) em Ciências Sociais (Cultura e Representações), Especialização em Antropologia Social (2003) e Graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997). Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia/UFRN (Mestrado e Doutorado) e do Departamento de Comunicação Social/UFRN pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Maria do Socorro Furtado Veloso, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Decom/UFRN) e do Programa de Pós graduação em Estudos da Mídia (PPgEM). Integrante dos grupos de pesquisa Ecomsul - Epistemologias e Práticas Emergentes e Transformadoras em Comunicação, Mídias e Cultura e Pragmática da Comunicação e da Mídia (PRAGMA-CNPq).

Downloads

Publicado

2021-08-20

Edição

Seção

Pauta Livre | Free Theme Journalism | Temas Libres en el Periodismo | Thème Libre sur le Journalisme