ANÁLISE AUDIOESTRUTURAL DO PODCAST: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA FORMATOS SONOROS

PODCAST AUDIOSTRUCTURAL ANALYSIS: A METHODOLOGICAL PROPOSAL FOR SOUND FORMATS

Autores

  • Roseane Arcanjo Pinheiro Universidade Federal do Maranhão
  • Izani Pibernat Mustafá Universidade Federal do Maranhão
  • Gessiela Nascimento da Silva Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2021v8n2.60148

Resumo

O podcast, formato sonoro que surgiu no Brasil em 2004, pode ser compreendido como uma das transfigurações do cenário comunicacional que resultou em diversas formas de produzir e distribuir conteúdo, e consequentemente, inquietações no campo acadêmico. Neste ponto, parte-se da hipótese que as pesquisas stricto sensu em Comunicação (2007-2019), encontradas no repositório da Capes, não utilizam metodologia específica para análise do podcast. Como resultado, apresenta-se a Análise Audioestrutural do Podcast (AAP), uma mescla de aspectos quantitativos e qualitativos para estabelecer o perfil do podcast, estrutura do episódio e do que se trata esse material. A AAP trata-se de uma proposta metodológica que visa compreender a dinâmica desta mídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseane Arcanjo Pinheiro, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Comunicação Social pela PUCRS, é professora de Jornalismo e do PPGCOM da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz. Coordena o Grupo de Pesquisa Jornalismo, Mídia e Memória (Joimp), listado no CNPq.

Izani Pibernat Mustafá, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Comunicação Social pela PUCRS, é professora de Jornalismo e do PPGCOM da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz. Coordena o Grupo de Pesquisa Rádio e Política no Maranhão (RPM), listado no CNPq, e o GT História da Mídia Sonora da Associação Brasileira de História da Mídia (Alcar).

Gessiela Nascimento da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal do Maranhão, bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA). Membro na RUBRA e integra os Grupos de Pesquisa Jornalismo, Mídia e Memória (Joimp) e Rádio e Política no Maranhão (RPM).

Downloads

Publicado

2022-02-22

Edição

Seção

Pauta Livre | Free Theme Journalism | Temas Libres en el Periodismo | Thème Libre sur le Journalisme