A (IN)VISIBILIDADE DA AUDIÊNCIA EM TELEJORNAIS LOCAIS: aspectos da região Norte

THE (IN)VISIBILITY OF THE AUDIENCE IN LOCAL TV NEWS: aspects of the North region

Autores

  • William Castro Morais Universidade Federal do Tocantins (UFT) http://orcid.org/0000-0003-3244-2535
  • Cleide Luciane Antoniutti Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2021v8n1.60149

Resumo

Este artigo buscou analisar como os telejornais regionais colocam a audiência no cotidiano dos veículos de televisão líderes nos estados do Pará e Tocantins, situados no Norte do Brasil. A partir das perspectivas de cada capital, será possível compreender de que forma os programas Jornal Liberal 1ª Edição e Jornal Anhanguera 1ª Edição atingem a audiência e geram visibilidade, relacionamento e aproximação. Para identificar os temas, espaços, singularidades, semelhanças e diferenças na investigação, foi adotada a técnica metodológica da Análise da Materialidade Audiovisual (COUTINHO, 2018). Além disso, foi realizada pesquisa bibliográfica para aprofundamento das discussões sobre o assunto. Os resultados demonstraram que a audiência ainda não tem essa visibilidade como os telejornais tanto reforçam em suas programações locais.

Palavras-chave

Telejornalismo. Audiência. Norte. Pará. Tocantins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Castro Morais, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduado em Comunicação Social/Jornalismo. Mestrado em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins.

Cleide Luciane Antoniutti, Universidade Federal do Cariri

Professora Adjunta do curso de Jornalismo na Universidade Federal do Cariri - UFCA. Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT- ECO (UFRJ). Mestre em Sociologia Política pela UFPR e Especialista em Marketing pela FESP. Possui graduação em Jornalismo (Uepg) e pós-doutoranda em Comunicação no PPGCOM/ UFPR.

Downloads

Publicado

2022-07-18

Edição

Seção

Pauta Livre | Free Theme Journalism | Temas Libres en el Periodismo | Thème Libre sur le Journalisme