A HISTÓRIA DE UM ‘CRIMINOSO’: a narrativa de (des)construção de Marcão nas páginas dos jornais de Ponta Grossa

THE STORY OF A 'CRIMINAL': the narrative of Marcão's (un)construction in the pages of Ponta Grossa newspapers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2022v9n1.60588

Resumo

Este artigo discute a (des)construção de um personagem nas páginas policiais dos jornais de Ponta Grossa, cidade no interior do Paraná, no final dos anos 1990. Marcos Antônio de Oliveira, 21 anos, foi o personagem de reportagens dos três jornais que circulavam na cidade em novembro de 1998. A odisseia teve diversos capítulos, como assaltos cinematográficos e fugas, repercutidos em manchetes, reportagens com destaque e recursos de humanização, que contaram os feitos do jovem negro, pobre e morador da periferia, até a morte. O estudo debate como a narrativa jornalística construiu um personagem contraditório e que conquistou espaço de destaque nos jornais.

Palavras-chave

Morte; Valor-notícia; Acontecimento; Jornalismo; Fait Divers.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Afonso Verner, UFPR

Graduado e Mestre em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutorando no Programa de Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Realiza estudos na área da comunicação política. Docente dos cursos de Comunicação Social da Unicesumar.

Cintia Xavier, UEPG

Doutora em Comunicação pela Unisinos. Professora do curso de Jornalismo e do Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1995) e mestrado em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (2004). Tem experiência na área de Jornalismo, com ênfase em televisão, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias do jornalismo, agendamento temático, documentário, ética.

Downloads

Publicado

2022-07-18

Edição

Seção

Pauta Livre | Free Theme Journalism | Temas Libres en el Periodismo | Thème Libre sur le Journalisme