A PESSOA COM DEFICIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA: uma abordagem do jornalismo inclusivo
THE PERSON WITH DISABILITY DURING THE PANDEMIC: an approach from inclusive journalism
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2021v8n2.60608Resumo
O objetivo do trabalho é investigar em que medida a prática jornalística inclusiva pode promover uma cobertura que possibilite a visibilidade da pessoa com deficiência durante a pandemia e, consequentemente, produzir efeitos significativos de representatividade nos discursos de governo. O referencial teórico contempla os estudos no campo da luta por reconhecimento, incluindo o papel da mídia na luta por reconhecimento de grupos minoritários, e do jornalismo inclusivo. Como metodologia, recorreu-se à análise qualitativa de seis coletivas de imprensa e na grande mídia, representada pelos veículos Folha de S.Paulo, Portal G1, O Estado de S. Paulo e Agência Brasil, com o uso da expressão “pessoa com deficiência. A análise compreendeu o período de 11 de março, data em que foi decretada pandemia no país, a 20 de agosto de 2020.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.