A OFERTA E O ENSINO DO JORNALISMO CULTURAL NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO

THE OFFER AND TEACHING OF CULTURAL JOURNALISM IN THE BRAZILIAN UNIVERSITY CONTEXT

Autores

  • Ana Paula Bourscheid Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Ícaro Moraes Colella Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2021v8n2.60818

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo que teve como objetivo geral, analisar como ocorre a oferta da disciplina de Jornalismo Cultural nos cursos de Jornalismo do Brasil que alcançaram o conceito 5 no Enade 2018. A partir do método de Estudo de Casos Múltiplos, proposto por Yin (2001), identificou-se que das 20 universidades com o conceito máximo, apenas nove possuem em sua grade curricular essa disciplina. Do universo de nove universidades, seis integram a rede pública de ensino e três delas são instituições privadas. Como resultado de pesquisa, destaca-se a necessidade da oferta da disciplina a nível nacional como o primeiro passo para renovação e construção positiva do cenário cultural do país. 

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Biografia do Autor

Ana Paula Bourscheid, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGCOM/PUCRS). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC). E-mail: bourscheidana@gmail.com.

Ícaro Moraes Colella, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Jornalista, graduado pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). E-mail: icarocolella21@gmail.com

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Publicado

2022-02-22

Edição

Seção

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