O WEBJORNALISMO NA AMAZÔNIA: notas sobre a história dos sites jornalísticos do Amapá

THE WEBJOURNALISM IN THE AMAZON: notes on the history of Amapá's news sites

Autores

  • Abinoan Santiago UFSC
  • Larissa Cantuária Lucena Unesp
  • Angela Maria Grossi Unesp

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2022v9n1.60830

Resumo

Este artigo tem como objetivo a sistematização inédita das primeiras iniciativas de webjornalismo do Amapá que ainda permanecem no mercado da Amazônia brasileira. Utiliza-se história oral como metodologia para coleta de dados a partir de entrevistas semiestruturadas com profissionais responsáveis que presenciaram o lançamento dessas iniciativas. O mapeamento compreende o período a partir de 2012, ano em que chegou a terceira geração de internet móvel no Amapá, até 2020. O estudo abrange quatro sites noticiosos e mostra que cada veículo apresenta suas próprias peculiaridades, apesar da semelhança de terem surgido no mesmo contexto de avanço tecnológico de oferta de internet no estado.

Palavras-chave

Webjornalismo; História do webjornalismo; Mapeamento histórico; Amapá; Amazônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abinoan Santiago, UFSC

Jornalista pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), mestre em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e doutorando em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Larissa Cantuária Lucena, Unesp

Doutoranda em Mídia e Tecnologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp - campus Bauru), com bolsa Capes. Mestra em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Angela Maria Grossi, Unesp

Docente e coordenadora do curso de Jornalismo, atua nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e de Mídia e Tecnologia, curso de Doutorado, da UNESP. Jornalista e doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e pós-doutora em Comunicação pela Universidade de Sevilha-Espanha.

Downloads

Publicado

2022-07-18

Edição

Seção

Pauta Livre | Free Theme Journalism | Temas Libres en el Periodismo | Thème Libre sur le Journalisme