ESPECIFICIDADES DA SOCIALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS POR MEIO DO JORNALISMO: uma análise comparativa com as práticas pedagógicas do ensino formal
SPECIFICITIES OF KNOWLEDGE SOCIALIZATION THROUGH JOURNALISM: a comparative analysis with the pedagogical practices of formal education
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2023v10n1.65354Resumo
Compreender as especificidades da socialização de conhecimentos operada pelo jornalismo é o objetivo deste trabalho. Parte-se do pressuposto de que o jornalismo é uma forma social de produção de conhecimentos a qual é inerente uma dimensão pedagógica, fator que possibilita seu comparativo com as práticas escolares. Com seis categorias de análise predefinidas e entrevistas com especialistas, foram montados quadros comparativos de semelhanças e diferenças entre as práticas de socialização de conhecimentos realizadas pelas agências do jornalismo e do ensino formal. Os resultados evidenciam que ambas as práticas se distinguem quanto a seus auditórios e se aproximam quanto ao contrato comunicativo, os sistemas peritos, a autoridade atribuída e dispositivos e formatos. Eventuais semelhanças acerca de suas finalidades precisam ser relativizadas, pois o jornalismo não se volta a fins específicos de aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.